PEIXES
O corpo dos peixes com esqueleto ósseos geralmente achatado lateralmente e fusiforme, facilitado seu deslocameto na água. A pele coberta por escamas, que protegem o corpo, e secreta o muco, que deixa o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento em um meio relativamente viscoso como a água.
A respiraçao dos peixes ósseos ocorre por meio de brânquias estruturas formadas por pequenos filametos ricos em vasos sanguíneos. As brânquias são cobertas por uma peça denominada opérculo. A água entra pela boca, e direcionada para as brânquias e depois sai pelo opérculo.
A troca de gases ocorre quando a água passa pelas brânquias e o gás oxigênio dissolvido na água passa pelos vassos sanguíneos e é levado ao coração e o gás carbônico trazido pelos vasos sanguíneos e liberado na água pelos opérculos.
A maioria sao ovípara ou seja, põe ovos. geralmente nos peixes ósseis a fecundaçao é externa enos cartilaginosos é interna.
O tipo de esqueleto é uma importante característica que divide os peixes em dois grupos; peixes com esqueleto ósseos e peixes com esqueleto cartiloginosos formado por cartilagem .
AS raias e tubarões são exemplos de peixes cartilaginosos.